Melhore sua performance no chão de fábrica com a análise de paradas.
O chão de fábrica é extremamente dinâmico, e você precisa registrar e controlar uma série de acontecimentos para entender os deslizes e problemas que impactam o resultado da sua produção.
Vamos partir do seguinte princípio: considerando um tempo padrão de 100% (melhor condição, com o melhor operador, melhor equipamento e melhor ferramenta), você realizou um cálculo de eficiência e obteve um resultado de 80%, identificando uma fuga de 20%.
Mas o que compõe essa fuga? Sem o controle das paradas, não é possível agir de forma efetiva; você apenas imagina o que pode ter acontecido, mas não tem certeza de nada e não sabe o que precisa ser evitado ou otimizado.
Com um controle de paradas, você pode:
– Identificar todos os tipos de paradas importantes;
– Entender o que faz parte do processo produtivo;
– Determinar onde é necessário investir para resolver os problemas que geraram as paradas;
– Avaliar se vale a pena ou se há capacidade de vendas para melhorar o tempo de produção e aumentar a produtividade.
Portanto, terá clareza sobre as causas das suas paradas e poderá tomar as ações necessárias para corrigi-las. Por exemplo: 10% das paradas foram por falta de matéria-prima, 5% por quebra de equipamento. Então, o que será feito agora para melhorar os equipamentos e otimizar o uso da matéria-prima?
Esse processo é essencial para aproximar sua operação do padrão de 100% de eficiência. Embora seja um desafio — e praticamente impossível atingir 100% de produtividade —, com esse conhecimento, você pode tomar decisões estratégicas que aproximem sua produção ao máximo desse ideal.