A importância da gestão de custos na formação de preços e contabilidade

A gestão de custos desempenha um papel fundamental na formação de preços e na contabilidade das empresas. Ela pode ser analisada sob dois enfoques principais: custo padrão e custo contábil. Cada um desses métodos tem objetivos específicos dentro da estrutura financeira e produtiva de uma organização.

Custo Padrão

O custo padrão é uma ferramenta utilizada na formação de preços, baseada em valores padrões para obtenção (como no caso de revenda) ou fabricação própria. Nesse último caso, ele considera:

  • Receita padrão dos materiais usados no processo produtivo;
  • Roteiro de fabricação, que estabelece o tempo padrão para produção;
  • Valorização dos materiais pelo custo de aquisição;
  • Cálculo do tempo de execução com base na taxa padrão de mão de obra e nos gastos gerais de fabricação (GGF), definidos para cada setor produtivo.

 

Os custos determinados por esse método são essenciais para a formação de preços e para a composição dos orçamentos de vendas.

Custo Contábil

O custo contábil tem como principal objetivo atender à contabilidade financeira e fiscal. Ele é utilizado para:

  • Determinar os custos dos produtos para valoração dos estoques;
  • Apurar o resultado do exercício;
  • Fornecer informações para controle, predição e planejamento;
  • Atender normas contábeis sobre o que pode ou deve ser considerado custo dos produtos e serviços, diferenciando esses custos das despesas do período.

 

As normas estabelecem que tanto custos diretos quanto indiretos devem ser alocados aos produtos e serviços produzidos. Já as despesas são gastos sem relação direta com os produtos, sendo alocadas ao período contábil/fiscal.

Gestão de custos

Terminologia e Classificação de Custos

Os custos podem variar de acordo com o tipo de empresa e processo produtivo. Eles são classificados da seguinte forma:

Custo em Empresas Não Produtoras

Representa o gasto com a aquisição de bens ou serviços para revenda. Em empresas de serviços, o custo está relacionado à obtenção e prestação do serviço, como os custos diretos de mão de obra e materiais utilizados.

Custo em Empresas Produtivas

Refere-se ao valor agregado ao processo produtivo, incluindo:

  • Custo dos materiais diretos;
  • Gastos diretos e indiretos na produção.

 

Custos Diretos e Indiretos

Custos Diretos

São gastos arcados pela empresa para obtenção de produtos que serão utilizados diretamente na produção do produto (bem ou serviço), no qual esperamos ter uma medida fiel do gasto realizado no processo produtivo, ou seja, temos que ter o controle e registro do material utilizado na produção e os tempos considerado para execução do processo produtivo. Eles incluem:

  • Matéria-prima;
  • Embalagens;
  • Materiais intermediários;
  • Mão de obra diretamente aplicada.

Por exemplo, a quantidade de matéria-prima utilizada pode ser mensurada com precisão no processo produtivo.

Custos Indiretos

Os custos indiretos não podem ser atribuídos diretamente a um produto específico, sendo rateados com base em critérios definidos, como horas de mão de obra ou quantidade produzida. Exemplos:

  • Energia elétrica da fábrica;
  • Lubrificantes para máquinas;
  • Salários de supervisores e gerentes;
  • Custos de controle de qualidade e planejamento da produção.

 

Esses custos são distribuídos entre os produtos conforme critérios predefinidos, garantindo um cálculo adequado da composição dos custos. Por exemplo, não sabemos quanto de energia elétrica cada produto consome ao ser produzido. A energia elétrica da fábrica pode, então, ser rateada pelos produtos fabricados, com base nas quantidades produzidas associado a um critério de Reteio conforme o recurso utilizado, que no caso, podemos considerar o número de horas de mão-de-obra necessárias em cada produção, que será a base para absorção dos recursos apropriado como indiretos.

A gestão eficaz dos custos é essencial para a sustentabilidade financeira das empresas, impactando diretamente a precificação dos produtos, a tomada de decisão e a lucratividade. Uma abordagem estruturada permite maior previsibilidade e controle sobre os gastos, garantindo maior competitividade no mercado.

Artigo desenvolvido por Eleno Silva | Consultor InformAction

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